terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Esparguete do Mar



Ontem foi um dia longo e cansativo e, por isso mesmo, fiquei em falta aqui com o meu cantinho. Hoje não está a ser muito diferente mas decidi que tinha de tirar pelo menos 10 minutinhos para deixar por aqui uma nova receita. E estou a cumprir o prometido agora! 
Cheguei tarde a casa ontem e não tinha descongelado nada para o jantar (o que acontece muito raramente mas às vezes ainda acontece...). E, ainda por cima, estava cansada e cheia de fome. Por isso, a meio da tarde, já me tinha vindo à cabeça esta ideia para confecionar ao jantar caso não tivesse muito tempo, e assim foi! 
Tudo feito com produtos em lata, congelados ou preparados previamente (como o molho de tomate caseiro que, como já vos disse e mostrei, faço em grandes quantidades e congelo para depois ir usando sempre que necessário... e, como vêem, dá imensoooo jeito!). E digo-vos uma coisa: um jantar rápido, mas mesmo muito saboroso!



Ingredientes para 2 pessoas:
Esparguete
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
½ de pimento cortado às tiras
1 cenoura cortada em meias-luas
Molho de tomate caseiro (podem ver a receita aqui)
1 copo de vinho branco
1 lata de atum
8 delícias do mar cortadas em cubos
Mexilhões a gosto (eu usei uns 12 mexilhões)

- Cozer a massa e, quando estiver pronta, escorrer e reservar, guardando 1 copo da água da cozedura.

- Num tacho regado com azeite, alourar a cebola, o alho e o pimento. Juntar 1 chávena de molho de tomate caseiro (caso não tenham, juntem ao tacho 4 tomates pelados esmagados e um pouco do sumo da lata, bem como 2 colheres de sopa de polpa de tomate e um pouco de vinho branco, temperando tudo com sal, pimenta, colorau e orégãos e deixem apurar um pouco). Acrescentar a cenoura, regar com ¼ de copo de vinho branco e ¼ de copo da água da cozedura da massa e deixar cozinhar cerca de 5 minutos.

- Juntar o atum, as delícias e os mexilhões, envolver tudo bem, retificar os temperos e regar com mais um pouco de vinho e da água da cozedura do esparguete. Tapar o tacho e deixar cozinhar mais 5 minutos, até que os mexilhões estejam abertos. 

- Deitar o esparguete no tacho, misturar bem, acrescentar mais um pouco da água da cozedura caso seja necessário e servir de imediato, polvilhado com cebolinho fresco picado.

Sem comentários:

Enviar um comentário