terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Caçarola de osso buco e salsichas


Hoje, aqui pela bela terrinha à beira-mar plantada, está uma verdadeira tempestade. Daquelas em que nem sequer apetece sair de casa e em que só apetece calçar as pantufas e estar enrolada em mantas quentinhas. Infelizmente, não posso fazer isso ainda... Até lá, vou desejando ansiosamente esse momento e pensando naquilo que hoje fará parte da ementa do jantar. Sim, porque com este tempo (não sei se vos acontece o mesmo mas tenho quase a certeza que sim) só apetece mesmo comidinhas confortantes, bem quentinhas, daquelas que aquecem o corpo e a alma. Se ainda não sabem o que fazer para o vosso jantar, deixo-vos aqui uma dessas sugestões.



Ingredientes para 4 pessoas:
4 pedaços de osso buco (de porco)
8 salsichas (usei daquelas pequenas e mais “gordinhas”, do género das salsichas de churrasco brasileiro, mas podem perfeitamente usar salsichas frescas)
Sal e pimenta q.b.
Orégãos secos a gosto
Farinha
Azeite
1 cerveja (33 cl)
1 dente de alho picado
1 cebola cortada em meias-luas
1 pimento vermelho cortado em tiras
1 cenoura grande cortada em meias-luas ou rodelas
1 malagueta vermelha ou verde picada
1 lata grande de tomate pelado
1 copo de caldo de carne ou de vegetais (se não tiverem caldo caseiro, podem substituir por um caldo em cubo)
1 colher de chá de cominhos moídos
1 colher de sopa de colorau
2 folhas de louro
Ervas aromáticas a gosto (usei orégãos e tomilho)

- Temperar o osso buco com sal e pimenta e polvilhar com um pouco de farinha, e temperar também as salsichas com sal, pimenta e orégãos.

- Regar bem com azeite o fundo de um tacho largo (e alto) ou uma frigideira larga antiaderente e levar ao lume. Quando estiver bem quente, colocar o osso buco e as salsichas cerca de 5 minutos, virando sempre para que a carne comece a ficar bem caramelizada e dourada de todos os lados. Retirar a carne do lume e reservar. 

- Se tiver selado a carne numa frigideira, deitar um pouco de cerveja e mexer com uma espátula de madeira para que os “resíduos” da carne se soltem e misturem no líquido. À parte, levar ao lume uma caçarola ou panela de barro regada com azeite e juntar este líquido. Caso tenham selado a carne diretamente no tacho ou caçarola, basta juntarem agora mais um fio de azeite e também um pouco da cerveja, só mesmo o necessário para “limpar” o fundo do tacho.

- Juntar a cebola, o alho, o pimento, a cenoura e a malagueta, deixando alourar durante cerca de 7 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando. Acrescentar depois o tomate pelado, o caldo de carne e a cerveja e temperar com sal, pimenta, cominhos, colorau, louro e ervas aromáticas a gosto. Deixar cozinhar em lume médio até o molho começar a ferver. Nessa altura, juntar o osso buco e as salsichas e deixar cozinhar em lume branco durante 30 minutos, no mínimo, até a carne estar tenra e o molho com uma consistência mais espessa (o tempo de cozedura depende muito do tacho que estão a utilizar. Por exemplo, no tacho de barro, como eu fiz, demora um pouco mais de tempo até que o molho comece a ferver e a engrossar. O melhor mesmo é, ao final dos 30 minutos, irem verificando como está a cozedura, até que esteja do vosso agrado).

- Servir o osso buco com as salsichas e o molho, acompanhados de arroz de feijão e uma simples salada de alface.

Sem comentários:

Enviar um comentário