domingo, 2 de fevereiro de 2014

Creme de camarão





Ontem, como vocês sabem, fiz um Prato Terra e Mar para o jantar. Utilizei alguns camarões e, como gosto de tentar aproveitar tudo e não desperdiçar nada, lembrei-me logo de fazer uma panelinha com um caldo de camarão para comer hoje: num domingo frio e cinzento, em que uma sopa quentinha sabe mesmo bem, e no qual a vontade para cozinhar nem sempre é muita (o sofá normalmente costuma falar mais alto neste dia da semana) e por isso é ótimo ter algo já preparadinho ou que fique pronto num instante. E pois bem, assim foi! Mas, como também fiz recentemente o meu molho de tomate caseiro, lembrei-me de dar um pouco a volta à minha receita básica deste creme de camarão e utilizar o meu molho pré-feito de tomate... e não é que resulta?! 

Ingredientes para 2 pessoas:
2 chávenas de água
1 copo de vinho branco
2 colheres de sopa de farinha
Azeite
Sal, pimenta e colorau q.b.
½ malagueta
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de polpa de tomate
Cabeças e cascas de cerca de 150 a 200 gramas de camarão
Salsa a gosto
Delícias do mar e cubos de pão torrado (opcional)

- Levar ao lume o molho de tomate caseiro regado com um fio de azeite, o alho picado e a malagueta. 

- Entretanto, torrar numa frigideira a farinha, retirar para uma taça, adicionar um pouco do copo de vinho branco e mexer até dissolver. Juntar esta farinha ao tacho quando o molho de tomate começar a ferver, bem como o resto do copo de vinho, a polpa de tomate, as cascas de camarão e a água. Temperar com sal, pimenta e colorau e cozinhar em lume médio durante cerca de 10 a 15 minutos.

- Retirar a sopa do lume e triturá-la com a varinha mágica ou na liquidificadora. Coar o creme para outro tacho e levar novamente ao lume por mais 5/10 minutos. Servir o creme de camarão polvilhado com a salsa picada e cubos de pão torrado e, se gostarem, podem juntar algumas delícias do mar cortadas em pedaços.

Sem comentários:

Enviar um comentário