segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Feijoada cremosa de pota



As segundas-feiras são, quase sempre, dias difíceis para mim. Acho que pouca gente gosta das segundas-feiras. Não é que eu não goste delas... Mas são aqueles dias em que nunca sei a que horas chegarei a casa. E, normalmente, é tarde...e são dias que acabam e em que estou quase sempre estoirada. Por isso não se admirem se às segundas-feiras os posts por aqui forem rápidos. E até pode mesmo acontecer o caso de nem sequer conseguir que existam... Mas hoje não é o caso. Com esforço, e muito cansada, aqui estou eu para vos deixar mais uma receita, desta vez a de uma versão diferente e criativa de uma feijoada, que foi "rainha" no último jantar de sexta-feira em casa da minha mãe.



Ingredientes para seis pessoas:
1 kg de tiras de pota congeladas
1 embalagem de delícias do mar
6 lulas (opcional)
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
1 pimento vermelho cortado em tiras
2 cenouras cortadas em meias-luas
1 copo de vinho branco
1 lata grande de tomate pelado
½ malagueta verde
1 malagueta vermelha
Sal e pimenta q.b.
Azeite
1 colher e ½ de chá de cominhos em pó
1 colher de sopa bem cheia de colorau
1 colher de sopa de açafrão das índias
3 colheres de sopa de polpa de tomate
2 chávenas de arroz
1 lata grande de feijão vermelho cozido
1 lata grande de feijão branco cozido
1 embalagem de creme culinário de soja (substituto de natas)
6 ovos de codorniz
Salsa picada a gosto

- Cortar as tiras de pota e as delícias do mar aos cubos. Temperar com uma pitada de sal e pimenta e reservar. Abrir também ao meio as lulas, golpeá-las superficialmente, temperar com uma pitada de sal, pimenta, colorau e cominhos e reservar.

- Regar bem o fundo de um tacho com azeite e alourar a cebola e os alhos durante 3 minutos. Acrescentar o pimento e as cenouras e deixar alourar no azeite outros 3 minutos. Juntar meio copo de vinho branco e cozinhar mais dois minutos.

- Adicionar o tomate pelado (que previamente se triturou um pouco com a varinha mágica), a malagueta verde e metade da malagueta vermelha. Temperar com sal, pimenta, os cominhos, o colorau e o açafrão das índias, acrescentando ainda a polpa de tomate e o restante vinho branco (se, ao longo da cozedura, acharem que é preciso mais um pouco de líquido, podem ir juntando mais vinho branco a gosto). Deixar o molho de tomate levantar fervura e, nessa altura, baixar o lume e deixar cozinhar durante cerca de 10 minutos.

- Entretanto, colocar ao lume um outro tacho e cozinhar o arroz. Quando estiver cozido, desligar e reservar.

- Ao tacho da feijoada, juntar agora a pota, as delícias do mar e o feijão branco e vermelho, retificando os temperos e deixando cozinhar em lume brando durante mais 7 a 10 minutos, até a pota estar tenra. A meio deste tempo de cozedura, adicionar as natas de soja e envolver tudo muito bem. 

- Retirar a feijoada do lume e deixar repousar uns minutos com a panela tapada. Entretanto, enquanto a feijoada repousa, colocar ao lume uma frigideira antiaderente e fritar as lulas, polvilhando-as com salsa picada antes de servir, e estrelar também os ovos de codorniz.

- Servir a feijoada polvilhada com um pouco de salsa fresca picada e com a restante malagueta vermelha, dispondo por cima de cada dose individual uma lula e um ovo de codorniz. Acompanhar com o arroz.

2 comentários: