terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Pastel de massa folhada recheado com carne, cogumelos, espinafres e queijo



Ontem à noite queria ter-vos deixado aqui mais uma receita mas já não tive mesmo tempo. Para além disso, o sono e o cansaço falaram mesmo muito mais alto... Por isso, deixo-vos agora com aquilo que ontem foi o jantarinho aqui por casa... E pode ser que ainda vá a tempo de vos dar uma ideia para o vosso jantar! Uma refeição simples, ligeira e deliciosa que podem experimentar com o recheio que aqui vos deixo ou soltar a vossa imaginação, olharem para o vosso frigorífico e despensa e usarem as combinações que mais gostarem ou que tiverem por aí...



Ingredientes para 4 pessoas (ou duas que comam bem):
1 chávena de carne picada
1 dente de alho
Azeite q.b.
Sal e pimenta
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de cominhos moídos
1 colher de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de vinho branco
1 chávena bem cheia de folhas de espinafres
1 chávena de cogumelos
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Raspa de ½ limão
1 base de massa folhada
Queijo a gosto (eu usei queijo brie que tinha aqui por casa mas podem usar o queijo da vossa preferência, desde que seja um queijo que derreta bem)
Sementes de sésamo
1 ovo
Rúcula (opcional)

- Colocar ao lume um tacho bem regado com azeite. Juntar a carne picada e o dente de alho ralado, temperar com sal, pimenta, cominhos, colorau e o molho inglês e deixar a carne cozinhar em lume médio durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando para que não comece a torrar nem se cole ao fundo do tacho.

- Nessa altura, regar com o vinho branco e acrescentar os espinafres e os cogumelos. Mexer tudo muito bem, adicionar a polpa de tomate e a raspa de limão e deixar cozinhar mais 5 minutos. Desligar o lume e deixar o preparado arrefecer completamente.

- Numa bancada polvilhada com um pouco de farinha, estender a massa folhada e dividi-la em quatro quadrados ou círculos idênticos. No centro de cada um, colocar o preparado anterior (se, tal como aconteceu comigo, o preparado tiver muito líquido, coloquem-no num passador e pressionem bem com uma colher, até que deixe de escorrer qualquer líquido. É importante que a mistura com que recheiam a massa folhada esteja o mais seca possível). Cobrir a carne com queijo a gosto e dobrar a massa folhada, formando um pastel, pressionando bem as extremidades para que fiquem bem fechadas. Pincelar os pastéis com um ovo batido com uma pitada de água e polvilhar com sementes de sésamo. 

- Colocar os pastéis de massa folhada num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno previamente aquecido, a cerca de 180ºC, durante mais ou menos 15 minutos ou até a massa estar bem dourada e crocante.

- Servir com uma simples salada de rúcula regada com um fio de azeite e uns salpicos de vinagre. 

Nota: Se, por acaso, vos acontecer como eu e, depois de fazerem os pastéis, ainda vos sobrar algum recheio de carne, congelem-no para uma próxima ocasião. Dará um recheio delicioso para umas empadas caseiras!

Sem comentários:

Enviar um comentário