terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

“Bifes” de carne picada e molho aromático com arroz de caril e legumes e crocantes de queijo





Acreditem naquilo que vos digo: dá um bocadinho de trabalho e suja alguma loiça (o que nunca é bom, especialmente para quem, como eu, não tem máquina de lavar), mas esta receita foi dos melhores pratos que comi nos últimos dias. Aqui por casa, o J. lambeu os lábios. A carne ficou extremamente suculenta (parecia mesmo um bife), o arroz tinha o toque certo de caril para dar um sabor diferente, os crocantes de queijo tão simples deram ao prato uma bela textura crocante e o molho refrescante juntou tudo de uma forma maravilhosa e deu ao prato um ar mais leve. Uma receita que surgiu do nada e que foi logo anotada no caderninho para repetir de certeza!
 
Ingredientes para 2 pessoas:
2 chávenas de carne de porco picada
Sal e pimenta q.b.
1 colher de café de colorau
2 colheres de café de cominhos moídos
1 colher de café de orégãos secos
1 colher de chá de molho inglês
Azeite
2 dentes de alho
1 pedaço de gengibre (do tamanho do dente de alho)
5 alcaparras                         
1 colher de sopa bem cheia de molho de soja
1 colher de chá de salsa
1 colher de chá de cebolinho fresco
1 tomate
½ copo de mistura de legumes a gosto (usei uma macedónia congelada)
1 copo de arroz
1 colher de chá de caril
1 colher de café de açafrão das índias
2 colheres de sopa de vinho branco
4 colheres de sopa de queijo ralado a gosto (usei mozarela)
1 pequena noz de manteiga magra sem sal
Alface

- Temperar a carne picada com sal e pimenta (não colocar muito sal porque o molho aromático leva molho de soja e, por isso, já fica salgado), colorau, orégãos, uma das colheres de café de cominhos e molho inglês. Com as mãos, envolver tudo muito bem e moldar a carne picada em forma de “bifes” compridos e achatados. Levar ao frigorífico durante meia hora.

- Entretanto, juntar na picadora 2 colheres de sopa bem cheias de azeite, um dente de alho, o pedaço de gengibre, as alcaparras, o molho de soja, a salsa, o cebolinho e metade do tomate cortado aos pedaços. Triturar tudo bem até formar uma espécie de pasta mas que não esteja totalmente desfeita e ainda tenha alguns pedaços. Juntar o restante tomate cortado em pequenos cubinhos, mexer com uma colher para incorporar tudo e reservar.

- Regar o fundo de um tacho com um fio de azeite e levar ao lume um dente de alho esmagado. Juntar os legumes, temperar com o caril, os cominhos e o açafrão das índias, regar com o vinho branco e deixar cozinhar durante 2 minutos. Acrescentar então o arroz, envolver tudo bem, temperar com um pouco de sal, regar com dois copos de água e deixar cozinhar. Quando o arroz estiver cozido, retirar o tacho do lume e deixar repousar, com o tacho tapado, durante alguns minutos.

- Levar ao lume uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e cozinhar os “bifes” de carne picada durante cerca de 10 minutos, virando a cada 2.5 minutos, até estarem com uma camada exterior bem caramelizada mas sem deixar secar demasiado para que o interior fique bem suculento. 

- Enquanto os bifes cozinham, misturar numa tigela o queijo ralado e a manteiga e envolver bem com as mãos. Numa outra frigideira antiaderente bem quente, colocar quatro pequenos discos de queijo. Quando estiver bem tostado de um dos lados, virar cuidadosamente, deixando tostar também do lado oposto, retirando depois para um prato coberto com papel absorvente.

- Colocar um pouco de alface regada com um fio de azeite no prato e colocar por cima os “bifes” de carne picada. Na mesma frigideira onde se cozinharam os bifes, deitar o molho anteriormente preparado na picadora e deixar ferver, mexendo sempre durante cerca de 2 minutos. Cobrir os bifes com esta mistura. Servir com o arroz de caril e legumes e com os crocantes de queijo.

4 comentários:

  1. Eu nem sei por onde começar!!
    Esta mistura toda de sabores, caril, soja, queijo.. deixou-me completamente deslumbrada! Nunca me lembraria de criar tal iguaria :) Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito muito obrigada :) !!!!! :)
      É por comentários como este que tenho cada vez mais a certeza de que criar o blogue foi a decisão mais acertada que fiz este ano :)
      Espero que experimente este prato (e outros tantos) que, acredite, é muito muito apetitoso :)
      Beijinhos e continuação de boas aventuras culinárias *

      Eliminar
  2. hummm parece-me mesmo muitooo bom!!!!
    Que beleza de prato!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar