quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Chili com carne à minha maneira com salada crocante e molho de iogurte e lima



Por incrível que pareça, eu cresci com Chili. E digo "por incrível que pareça" porque tenho reparado, ao longo dos últimos anos, que a maior parte das pessoas que conheço, ou descobriu este prato bastante tarde ou, inclusive, nunca o provou...
Para mim, chili cheira a infância. A minha mãe sempre fez a sua própria versão do chili. Era uma prato regular lá por casa, feito várias vezes e que toda a gente gostava.
Quando eu própria comecei a cozinhar e a interessar-me por cozinha, também comecei a fazer chili. Inicialmente bastante inspirado na versão da minha mãe e, à medida que o tempo foi passando (e o meu gosto pela cozinha e experiência culinárias se foram "aguçando"), fui introduzindo as minhas próprias alterações e dando o meu toque pessoal, até culminar nesta receita que hoje apelido de "minha".
Esta é uma daquelas receitas que facilmente poderia incluir num dos meus "pratos de assinatura". Porque faço várias vezes, porque adoro, porque "conquistei" a minha própria versão e porque tenho a certeza de que toda a gente adora! Comecei a fazer chili para os amigos, naqueles jantares em que se juntavam imensas pessoas, porque era um prato fácil e rápido de preparar, que ficava sempre bom, enchia estâmagos exigentes e saía barato. Os meus amigos começaram a adorar e, hoje em dia, acho que não há nenhum que, quando se fala na minha culinária, não refira o chili. Os amigos gostam, a família gosta e o namorado adora e pede sempre para fazer este prato, pelo menos uma vez por mês. E é fácil, tão fácil. E hoje partilho convosco esta minha receita tão querida e que sai tão do coração...



Para quatro pessoas:
500 gramas de carne picada (de porco ou vaca)
2 chávenas de arroz
1 dente de alho esmagado + 1 dente de alho picado
1 cebola grande picada
1 pimento vermelho cortado em pequenos cubos
1 pimento vermelho cortado em pequenos cubos
1 tomate fresco cortado em pequenos cubos
Azeite
1 cerveja
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos moídos
1 colher de sopa bem cheia de colorau
Uma pitada de piripiri a gosto
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de orégãos
2 colheres de sopa de polpa de tomate
6 tomates pelados grosseiramente esmagados e um pouco do molho da lata
1 colher de sopa de sopa de cebola
Cerca de 500gr de feijão vermelho cozido
1 lima
1 colher de chá de vinagre
4 colheres de sopa de iogurte grego

- Cozer o arroz com um dente de alho esmagado em água temperada com sal. Quando estiver pronto, retirar do lume e reservar (o arroz deve ficar bem seco e solto).

- Retirar para uma taça metade da cebola e dos pimentos, bem como o tomate cortado, e reservar. 

- Entretanto, num tacho bem regado com azeite, alourar, durante cerca de 5 minutos, a restante cebola e os pimentos e também o alho picado. Regar com um pouco da cerveja (cerca de 2 colheres de sopa) e deixar cozinhar mais 3 minutos. Acrescentar a carne picada, envolver bem nos legumes e temperar com sal e pimenta, o colorau, os cominhos, os orégãos, o piripiri e o molho inglês, deixando a carne cozinhar. Nesta altura, juntar ½ copo de cerveja, a polpa de tomate, os tomates pelados e o molho dos mesmos e a sopa de cebola. Misturar bem, tapar o tacho e deixar cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos. 

- Adicionar o feijão, retificar os temperos e verificar a consistência do molho (pode ser preciso acrescentar mais um pouco de cerveja). Voltar a tapar o tacho e deixar cozinhar, em lume médio, mais 10 a 15 minutos (eu gosto do chili com bastante molho mas, se o preferirem mais seco, podem deixar um pouco mais de tempo ao lume para que o molho reduza até à consistência que desejarem). Desligar e deixar repousar 5 a 10 minutos antes de servir, com a panela tapada.

- Entretanto, aproveitar para preparar a salada, temperando a cebola, os pimentos e o tomate que anteriormente reservaram com um fio de azeite, um pouco de sal fino, uma pitada de orégãos, o vinagre e sumo de meia lima. Numa outra taça à parte, juntar também o iogurte grego com o resto do sumo da lima.

- Servir o chili com o arroz, a salada crocante e o molho de iogurte e lima.

Sem comentários:

Enviar um comentário