domingo, 2 de fevereiro de 2014

“Hot Dogs” em pão achatado com salada e molho de iogurte e lima



Hoje foi um domingo atípico. Os domingos, especialmente os de inverno, costumam ser aquele dia em que raramente saio de casa e em que nem sequer costumo tirar o pijama. E, pelo menos umas horas destes dias, são sempre reservadas para "sofazar", normalmente a pôr em dia os meus adorados programas de culinária. Mas hoje tive praticamente toda a tarde fora de casa. Mas, confesso, soube bem. Uma vez por outra também faz bem variar. E, ainda por cima, comprei umas coisinhas novas para a minha cozinha, o que me deixa logo radiante e desejosa de estrear rapidamente tudo e mais alguma coisa!!!

Mas, apesar de ter sido um domingo atípico, há coisas que não mudam...e uma delas é a comida de domingo. Aqui por casa (e acredito que na maior parte das casas também é assim), domingo significa pouco tempo passado na cozinha, comida rápida, reconfortante, saborosa... resumidamente, comida "fast food". Mas cá por casa evitamos ir realmente a essas cadeias de fast food. Como tal, domingo normalmente significa umas pizzas caseiras, uns hamburgueres suculentos, umas sandes um pouco mais pecaminosas, uns wraps bem recheados, umas tábuas de antipasti, ... Enfim, aquela comidinha que se come no sofá, que não pode ser para todos os dias mas que, de vez em quando, sabe tãoooo bem e até parece que aquece a alma (especialmente aos domingos)... 

E hoje, apesar de ter sido um domingo diferente, isso não fugiu à regra e na mesa em frente à televisão foram colocados uns belos "Hot Dogs" em pão achatado com salada e molho de iogurte e lima que dão para alimentar três ou quatro pessoas que, ao domingo, não comam tanto como eu e o meu namorado e que não fiquem mais de meia-hora a rechear pãezinhos achatados e a deliciar-se com eles em frente à televisão...



Ingredientes para 3 ou 4 pessoas:

5 salsichas estilo Hot Dog (eu usei de aves)

1 tomate cortado em cubinhos

1 cenoura ralada

10 azeitonas descaroçadas e cortadas às rodelas

1 pepino em conserva cortado aos cubos

Sal e pimenta q.b.

1 pitada de cominhos em pó

1 pitada de orégãos

Azeite

3 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego (ou natural)

Molho inglês

Sumo de 1 lima

Queijo ralado a gosto

Para a massa (cerca de 10 pães):

2 copos de farinha

1 copo de água

1 pitada de sal

Alho em pó q.b.

Azeite



- Numa taça, misturar a farinha com meio copo de água, juntar tudo bem e amassar, até formar uma massa flexível (se necessário, ir juntando mais água aos poucos). Tapar a taça com um pano e deixar repousar cerca de 15 minutos. Colocar a bola de massa numa superfície enfarinhada, amassar mais um pouco e dividir a mistura em 10 pedaços iguais. Moldar pequenas bolas com esses pedaços, tapar com o pano e deixar repousar mais 10 ou 15 minutos. Esticar cada um dos pedaços com o rolo da massa e polvilhar cada um com um pouco de alho em pó. Colocar ao lume uma frigideira antiaderente, pincelar com um fio de azeite e cozinhar bem o pão achatado, de ambos os lados (ir pincelando a frigideira com mais azeite sempre que necessário).


- Entretanto, enquanto o pão cozinha, misturar numa taça o tomate, a cenoura, as azeitonas e o pepino em conserva, temperar com uma pitada de sal e um fio de azeite. Numa outra taça mais pequena, juntar o iogurte com uma colher de café de molho inglês, uma pitada de sal, pimenta e cominhos e o sumo da lima. Reservar tudo.


- Num grelhador, grelhar as salsichas cortadas ao meio (ao longo do comprimento) e polvilhadas com orégãos e um fio de molho inglês.


- Servir o pão achatado com a salada, as salsichas, o molho de iogurte e um pouco de queijo ralado para que cada pessoa possa “construir” a gosto o seu próprio “Hot Dog”.

Sem comentários:

Enviar um comentário