quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Maionese caseira de alho e salsa... e um post simples



Provavelmente, já todos vocês experimentaram fazer Maionese Caseira... e ainda bem :)
Já sabem certamente como é muito mais deliciosa e como permite que coloquemos à prova a nossa criatividade, utilizando a receita base da maionese para fazer uma imensidão de molhos diferentes e com os mais variados sabores... Mas, às vezes, são as receitas mais simples que "pedem" para serem partilhadas... E acho que esta receita simples de maionese aromatizada com alho e salsa está a pedir por isso. Espero que gostem :)



Ingredientes:

1 ovo

1 colher de chá de mostarda

Sumo de limão

Sal e pimenta

Óleo ou azeite

Salsa picada

1 dente de alho



- Num copo alto, colocar o ovo, a mostarda, um pouco de sumo de limão e temperar com uma pitada de sal e pimenta. Juntar um pouco de óleo (ou azeite) e, com a varinha mágica, bater a mistura até ficar cremosa, acrescentando aos poucos mais óleo até que se forme maionese. Quando estiver quase pronta, juntar uma colher de sopa bem cheia de salsa picada e um dente de alho ralado, bem como mais um pouco de sumo de limão, e bater mais um pouco (vão provando a maionese e ajustando os sabores, especialmente o do sumo de limão, de acordo com o vosso gosto)


Nota: Desta vez, queria uma maionese com um sabor mais intenso do alho e por isso usei um dente de alho cru ralado. Mas normalmente, quando faço maionese de alho, uso alho assado e adoro, fica simplesmente divinal, se nunca experimentaram têm de o fazer. Também podem usar esta receita básica de maionese para fazer maionese caseira simples (sem acrescentarem o alho nem a salsa) ou para fazer outras maioneses aromatizadas a vosso gosto.

4 comentários:

  1. Olá,
    Para uma próxima experimenta fazer com oleo de amendoim! Fica mais leve a maionese ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já experimentei com azeite mas confesso que, apesar de ser um pouco mais saudável, não gosto tanto do sabor... para além de que sai mas caro...
      Mas essa do óleo de amendoim confesso que nunca me tinha lembrando. Excelente ideia!!! Vou já anotar e para a próxima vou experimentar certamente! :)
      Receitas bem gulosas com um toque de "leveza"...quem não gosta?! Eu prefiro quase sempre ;)
      Muito obrigada pela (ótima) sugestão :)

      Beijinhos,
      Vânia

      Eliminar