segunda-feira, 19 de maio de 2014

Almôndegas com espinafres, curgete e cogumelos em molho indiano

Lembram-se do meu post (que podem ver e rever aqui) no "Há vida para além da massa de atum", no qual falei dos benefícios (económicos e de sabor) de picar carne em casa e vos deixei algumas sugestões do que cozinhar com ela? Pois bem, aqui fica mais uma, que podia muito bem ter constado dessa lista também!
Como sabem, aqui por casa sempre tivémos o hábito de, todos os meses, comprar carne para picar e, portanto, faço várias refeições com carne picada, tentando sempre inovar o mais possível e procurando nunca repetir nenhuma (nem sempre é fácil mas tento o mais que posso :) hehe). O J. adoraaaa almôndegas e, como tal, estas nunca podem faltar no congelador depois de comprar e picar a carne. Esta refeição fez parte de mais um dos nossos jantares sem hidratos de carbono e foi uma deliciosa e saudável opção, que nos agradou imenso :)



Ingredientes para 2 pessoas:
Cerca de 10 a 12 almondegas (usei caseiras e, como tal, já estavam previamente temperadas com uma pitada de sal, pimenta, colorau, cominhos e alho em pó)
10 sementes de coentros
10 grãos de mistura de pimentas
½ colher de café de erva-doce em grão
1 pedaço de gengibre (com cerca de 3 cm)
1 dente de alho
Caril em pó
Açafrão das índias
1 colher de chá de cominhos
1 colher de café de colorau
½ colher de café de lemongrass moído
Azeite
Vinho branco
200 gramas de espinafres congelados
4 colheres de sopa de iogurte grego
2 colheres de sopa de leite magro
1 chávena de cogumelos frescos cortados
½ curgete cortada aos cubos
1 mão cheia de frutos secos a gosto (usei amêndoas e cajus)


- Levar ao lume, numa frigideira antiaderente, as sementes de coentros, pimentas e erva-doce e tostá-las durante cerca de 4 minutos para que libertem os seus sabores e aromas.


- Retirar as sementes para um almofariz e juntar o gengibre e o dente de alho ralados, 1 colher de chá de caril, 1 colher de chá de açafrão das índias, os cominhos, o colorau e o lemongrass. Triturar tudo até formar uma pasta. Reservar.


- Levar ao lume um tacho regado com azeite. Adicionar as almondegas, polvilhá-las com uma colher de chá de caril e adicionar 3 colheres de sopa de vinho branco. Deixar cozinhar em lume médio/alto, mexendo e virando as almondegas constantemente para que cozinhem de forma uniforme e não peguem ao tacho. Quando estiverem com uma cor alourada, retirar do tacho e reservar.


- Nesse mesmo tacho, deitar a mistura de especiarias e, em lume baixo, cozinhar durante um minuto, mexendo sempre. Juntar os espinafres, ¼ de copo de vinho branco e temperar com uma pitada de sal. Tapar o tacho com o lume no mínimo e deixar cozinhar cerca de 4 minutos até que os espinafres descongelem totalmente. Nessa altura, destapar a panela e subir um pouco o lume, deixando cozinhar mais 2 a 3 minutos para que o líquido evapore um pouco.


- Acrescentar então o iogurte e o leite e retificar os temperos (nesta altura juntei mais uma colher de sopa rasa de caril e outra de açafrão das índias porque gosto destes sabores bem fortes e apurados mas façam consoante o vosso gosto e paladar). Deixar o molho cozinhar e espessar em lume médio/alto durante cerca de 8 a 10 minutos.


- Acrescentar os cogumelos e deixar cozinhar mais 3 a 4 minutos. Por fim, juntar a curgete, os frutos secos e as almôndegas e cozinhar por mais 7 minutos, até o molho estar bem apurado. Desligar o lume, tapar o tacho e deixar repousar entre 5 a 10 minutos antes de servir.

19 comentários:

  1. Olá!

    Essas almondegas devem ser maravilhosas! Adoro essa mistura de especiarias!

    E gosto de ver as tuas novidades! A questão dos ingredientes também é algo que já notei! Gostava imenso de poder trazer coisas novas para a minha cozinha e poder experimentar aqueles produtos que parecem tão comuns por aí e nós por cá não encontramos de modo nenhum!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :)
      Por aqui estas almondegas foram um sucesso...diferentes, sem hidratos de carbono, e cheias de cores e sabores :) Mas, verdade seja dita, aqui por casa, os pratos de almondegas são sempre aclamados ;) hehe
      E ainda bem que gostas de ver as minhas novidades, fico mesmo muito feliz :) Até porque não imaginas a quantidade delas que já aqui tenho preparadas para vos trazer ;) hehe
      Sabe mesmo muito bem experimentar esses ingredientes todos que costumava ver nos programas de culinária e aos quais não tinha acesso, é uma alegria vir todos os dias para a cozinha com qualquer coisinha nova para experimentar ;)
      Beijinhos e uma ótima semana *

      Eliminar
  2. Adoro que os teus pratos sejam sempre um festival de especiarias e sabor :)
    Não picava carne em casa, mas agora já não quero outra coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Um festival de especiarias e de sabor...adorei ;) hehehehe
      É uma diferença enorme picar a carne em casa não é?! Adoro!! Desde que o comecei a fazer, há dois ou três anos, ainda vivia em casa da minha mãe, que nunca mais quis outra coisa também :) E agora aqui tenho urgentemente de comprar uma picadora ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Mais uma das tuas sugestões que tem a minha cara. Adoro esses sabores! Só pode mesmo estar delicioso :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Pimentinha :) E sim, este pratinho tem mesmo a tua cara também, tens de experimentar ;)
      Beijinhos e uma ótima semana *

      Eliminar
  4. A mistura é interessante, o sabor deve de ser bom :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Nós gostámos imenso ;)
      Beijinhos e uma ótima semana *

      Eliminar
  5. Olá Vânia :)

    Ainda ontem estive com as mãos na carne a fazer bolinhas ! :) :)
    Gostamos tanto de almôndegas, são tão práticas, tão versáteis e geralmente deixo para o almoço da filhota, é fácil dela apenas as aquecer e fazer o acompanhamento ! :)
    Adorei o tempero que colocaste nas tuas, ficaram certamente deliciosas e também o acompanhamento faz as minhas delicias ! :)

    Beijoca grande **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel :)
      É uma maravilha fazermos as nossas próprias almondegas não é?! ;) Eu adoro e cá por casa acontece o mesmo que na tua, já estou a ver... umas almondegas bem simples, práticas e saborosas nunca podem faltar no congelador ;)
      Beijinhos e uma ótima semana *

      Eliminar
  6. Querida Vânia: também só faço almondegas com carne picada caseira. Devo confessar que não morro de amores por elas,mas aqui em casa o marido e os filhos adoram e lá lhe vou fazendo a vontade. As tuas estão ótimas, com as especiarias, e gostei particularmente do acompanhamento de curgetes , pois por aqui também estamos a evitar os hidratos de carbono e a imaginação tem os seus limites.A tua sugestão veio mesmo a calhar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Márcia :) Almondegas são sempre bem-vindas por aqui ;) hehe E espero que estas minhas tenham ajudado a alargar a inspiração das refeições sem hidratos de carbono aí por casa :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Eu também adoro almondegas! :D
    No meu caso vou aqui ao talho e peço para picar a carne que eu mais gosto!
    adorei estas tuas com um toque diferente.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sarinha :) Sim, picarmos em nossa casa ou pedirmos no nosso talho de confiança é quase a mesma coisa ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Devem ter ficado bem apetitosas, a avaliar pela foto e pelos ingredientes que são bem à tua imagem!
    Beijinhos.
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vanda :) Eu sou suspeita, mas acho que ficaram bem apetitosas sim ;) hehe Pelo menos ficaram bem ao nosso gosto ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Que bom aspeto! Também já fiz almondegas algumas vezes, rendem imenso e são deliciosas :)
    A carne picada é mesmo muito versátil, gosto muito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Avelã :) Por cá adoramos carne picada, existe sempre no congelador e a versatilidade é incrível...para além de que rende bastant claro :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  10. Adoro estes pratos indianos e os cheiros que deitam e perfumam toda a casa :)

    Beijinhos,
    Raquel
    http://amor-as-camadas.blogspot.pt

    ResponderEliminar