sábado, 3 de maio de 2014

Sopa cremosa de legumes - Uma receita fácil e reconfortante para um post complicado


Bem sei que o sol nos tem começado a presentear (e ainda bem!!!) com os seus belos raios e o seu calorzinho... Mas isto do tempo é algo muito inconstante...e cada vez mais! E, se forem como eu, um prato de sopa reconfortante é sempre um prato de sopa reconfortante...não importa a altura do ano :) Como tal, deixo-vos hoje com a receita de uma sopa simples, com um toque diferente, extremamente saborosa, cremosa, reconfortante e cheia de bons aromas, que faz as delícias de todos à mesa de casa da minha mãe, e que quase os leva a gritar por "bis" ;) hehe



Ingredientes para 6 pessoas: 
1 alho francês
2 cenouras grandes
½ curgete
4 batatas médias
1 cebola
Azeite q.b.
Sal q.b.
1 chávena cheia + 1 mão bem cheia de milho congelado
1 colher de chá de caril
1 colher de chá de gengibre em pó
Caldo de galinha
1 copo de leite
2 colheres de sopa de creme culinário de soja ou de natas
Ovo cozido picado a gosto (opcional) 
 
- Descascar e cortar em pedaços de tamanho idêntico o alho francês, as cenouras, a curgete, as batatas e a cebola. Levar ao lume um tacho regado com um pouco de azeite, juntar os legumes e o milho, temperar com sal, polvilhar tudo com o caril e o gengibre e refogar durante cerca de 2 minutos.

- Cobrir os legumes com caldo de galinha e deixar cozinhar até estarem bem moles e praticamente de desfazerem quando tocados com um garfo ou colher. 

- Nessa altura, retirar a panela do lume e triturar tudo com a varinha mágica. Voltar a colocar a panela em lume baixo, juntar o leite e o creme de soja ou as natas. Adicionar mais um pouco de milho congelado e deixar a sopa levantar fervura, mexendo algumas vezes. Desligar e servir o creme de legumes cremoso polvilhado com ovo cozido picado.

Esta foi uma receita simples para apenas dar início a um post um pouco mais complicado para mim...
Esta terça-feira, dia 6, parto para Londres! A minha cara metade está lá há já três semanas. Partiu, como tantos outros, em busca e na esperança de encontrar um futuro melhor. E felizmente parece tê-lo encontrado! Conseguiu emprego, e ainda por cima na área dele :)  E já alugou uma casinha para nós :)  E, como tal, agora, é tempo de eu partir também...
É assim que vou...com o coração pequenino e apertadinho por fazer algo que nunca pensei nem me vi a fazer (mesmo depois de ver tantos e tantos amigos meus a fazê-lo, ter-me despedido de tantas pessoas e ter derramado tantas lágrimas por ter "perdido" tantos sorrisos e tantos ombros amigos)...Vou com o coração pequenino e apertadinho por deixar cá os meus amigos (ainda que muitos já cá não estejam, felizmente ainda tenho alguns à minha volta, e bons :)...parto com o coração mesmo mesmo pequenino por deixar cá a minha família, essa a quem sou tão apegada, essa que não sei o que fazer sem a ter perto de mim... Como é que se diz a uma mãe, a um pai, a um irmão, a uma mana pequenina, a uma sobrinha "emprestadada", a uma avó, que vamos ter de partir para longe deles, sair das suas saias e do seu colo?! Até hoje, sinceramente, ainda não sei...mas sei que disse. E sei que, por mais que lhes custe e o coração lhes doa, me deram, dão e vão continuar a dar todo o seu apoio...porque sabem que a filha deles, a neta deles, a irmã deles, já tentou de tudo... e parte de coração pequenino e apertadinho porque este país não lhe deu qualquer hipótese mesmo depois de tanto tentar...
Por outro lado, tento partir com um sorriso, aquele que tento sempre ter. O sorriso da pessoa positiva e otimista que sou, esperançosa de um futuro melhor, de uma vida, qualquer que seja, mas de preferência melhor, muito melhor :)
Quem me conhece sabe bem o que sempre fui: uma aluna aplicada, uma excelente estudante, a top 1, 2 ou 3 de qualquer turma pela qual tivesse passado. Aquela que aos 22 anos acabou a universidade com uma excelente média e começou a trabalhar. Mas aquela que entretanto, também ela embrulhada nesta embrulhada de país, se viu atrapalhada... e aquela que, quem me conhece, sabe que nunca foi, não é nem tem pretensões de ser doutora...e como tal, parto com o coração aberto e a vontade de tentar, de tentar o que quer que seja e de fazer o que for preciso para acompanhar a sua cara metade e juntos poderem, finalmente, construir algo com uma base sólida :)

Conto-vos isto porquê?!, podem perguntar muitos de vocês. A blogosfera tem destas coisas positivas em que a distância em nada afeta as relações e interações aqui criadas e eu podia era ficar caladinha que ninguém reparava... mas conto-vos isto porque se, nas últimas semanas, já tenho tipo pouco tempo ou nenhum, então, como devem imaginar, os próximos dias vão ser verdadeiramente caóticos. Quando lá chegar, nesses primeiros tempos, as minhas prioridades vão ser outras. Para além disso, vou ter de começar do zero... Passei uma semana a colocar em caixotes toda a minha vida. Caixotes que agora ficarão guardados pela casa da minha mãe, da minha avó e dos meus sogros. Comigo levo pouco, muito pouco por agora. Coloquei em caixotes toda uma vida, incluindo aquilo que mais me custou, confesso: a minha cozinha! Tudo aquilo que, durante tanto tempo, com tanto dinheiro amealhado, fui comprando aos poucos e poucos: os meus eletrodomésticos, os meus utensílios, os meus pratos, travessas, taças e tacinhas, os meus serviços disto e daqilo, as minhas facas, os meus livros de culinária...tudo :(  E lá terei de começar do zero. Mas, como eu digo ao J., para mim nada está perdido porque eu faço milagres apenas com uma panela ;) hehehehe
Mas, como tal, sei que não vou ter tanto tempo para o blog como tenho tido até agora e como gostaria de ter. Mas uma coisa vos garanto: nunca, mas nunca, vão deixar de existir receitas e publicações por aqui :)  Aliás, todos os meus tempos livres nestas últimas semanas, acreditem verdadeiramente, têm sido para estar na cozinha, a cozinhar, cozinhar sem parar, para que tenha "em carteira" muitas e muitas publicações para vos deixar :)

Estou a contar-vos isto apenas para que não estranhem se não responder logo aos vossos comentários, como é meu hábito, ou se as minhas visitas diárias aos vossos blogues diminuírem um pouco de frequência.
Estou a contar-vos isto porque criei laços enormes com este cantinho e com todas as pessoas que diariamente por aqui passam...e porque não quero perder nada disso! Mesmo que notem um pouco a minha ausência durante uns dias, ou a minha morosidade nas respostas e nas visitas, por favor, não deixem de vir aqui !! :)
Prometo que, mal possa, vos compensarei de imediato!!

E para me encherem ainda mais o coração de verdadeira alegria e me deixarem radiante quando lá chegar e abrir o blog, participem no 1º desafio "Há vida para além da massa de atum", lançado pela minha cozinha e da Ovelha Negra...sim? :D  (podem ver todas as regras aqui e podem participar ainda até segunda-feira).
Ia ficar tãoooooooo feliz!!! :)))

Beijinhos a todos e até já :)
Mal esteja instalada darei notícias, até porque quero logo mostrar-vos a minha cozinha que é pequenina mas que eu já a vi e adorei, confesso! ;) hehe
Vou fazer de tudo para nem darem pela minha falta ;)

24 comentários:

  1. Não é fácil deixar quem mais gostamos e partir para o desconhecido, mas vais para perto de quem também amas e em busca de um futuro melhor, por isso vai tudo correr bem :)
    Desejo-te tudo de bom e que alcancem os vossos objectivos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade Luísa! Obrigada pelas tuas palavras :)
      Um beijinho e um bom fim de semana *

      Eliminar
  2. Sei perfeitamente o que isso é, pois eu também tive que procurar um futuro melhor e já com uma vida social bem integrada aonde eu vivia. É complicado vir a descobrir que para continuar a ter um futuro melhor temos que abandonar coisas e pessoas queridas. Espero que tudo corra bem nessa nova etapa das vossas vidas (J) e deixo aqui um comentário que mo principio me disseram e eu não acreditava. " Os primeiros 10 anos são para habituares"
    Muita gente não sabe mas vida de imigrante é muito complicada. Boa Sorte e não té preocupes pois estarei sempre por aqui................................Bom Apetite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade José! Muito obrigado pelas palavras, pela força e, acima de tudo, porque tenho a certeza de que vai continuar sempre por aqui :)
      Beijinhos e um bom fim de semana *
      Vânia

      Eliminar
  3. Vânia: aqui da blogosfera devo ter sido das primeiras pessoas a saber deste novo rumo que a tua vida vai levar. Conheci-te aqui pelo blog, e criei uma empatia imediata - a palavra escrita ainda tem destas coisas :) E só nós sabemos o quão rápido foi para nos juntássemos num projecto, ainda que à distância. Não nos conhecemos fisicamente, mas temos uma amizade informática bem incomum, que até transmitimos pensamentos que nem ET's. Agora que ir visitar-te cá em Portugal será impossível, acredita que se for a Londres em breve, farei de tudo para te encontrar, dar-te um abraço e conversarmos cara a cara - vai ser um regabofe!
    As mudanças são boas, tento sempre pensar assim. Já te desejei boa sorte, mas nunca é demais :)
    E serás sempre a minha "sócia" de projecto.
    Um beijinho, da tua Ovelha Negra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste mesmo das primeiras pessoas Teresa...e não foi só da blogosfera ;)
      O blogue trouxe-me muitas coisas boas...e a tua amizade foi definitivamente um exemplo disso, bem como o nosso querido projeto ;) Mantemo-nos-emos como sempre fomos até agora...cúmplices e amigas pela internet, a transmitir pensamentos que nem ET's :D hehehe
      Só tu para me roubares um sorriso em alturas destas ;) E aiiiii de ti que algum dia lá vás e não vás de imediato ter comigo para nos rirmos à toa sem motivo :) E para te mostrar os melhores sítios para gastares o teu dinheiro em coisas para a tua cozinha ;) hehe
      E quanto ao nosso projeto já sabes bem...sempre e sempre no ar, cada vez melhor :D
      Obrigada por tudo e pelas tuas palavras principalmente...uma vez mais é certo, mas nunca, nunca são demais :)
      Um beijinho grande minha Ovelha Negra *

      Eliminar
  4. Olá!
    Imagino que seja mesmo difícil, nunca fiz nada semelhante sequer... Deve ser mesmo mau ter de deixar amigos, família, etc, mas tenho a certeza de que tens lá gente que te apoie, e cá também! Há imensa tecnologia que te permite comunicar com facilidade... claro que não é a mesma coisa, mas é sempre bom!
    Além disso, tenho a certeza de que te vais familiarizar rápido... e alguma mudança de vez em quando sabe bem! Eu sei que é por falta de opcões, mas desfruta ao máximo... mudar os ares é bom :)
    (já agora, mal chegues compra uma tábua! Não deixes que Londres mude a tua identidade haha :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Avelã!
      Deixa-me começar pelo fim porque foi, sem dúvida alguma, aquilo que mais gostei do teu comentário ;) hehe Isso é daquelas coisas que está de imediato na minha cabeça e daquelas coisas que irão fazer logo parte da minha cozinha de certeza :) E fico muito feliz pelo facto de existirem pessoas, como tu, que por aqui passam diariamente e que já conhecem tão bem essa minha identidade :)
      Quanto ao resto, tens toda a razão...as tecnologias e a internet têm essa vantagem de encurtarem as distâncias...não é a mesma coisa, é verdade, mas ajuda, e muito :) Obrigada pelas tuas palavras encorajadoras :)
      Quando estiver por lá, quero continuar a ter-te sempre por aqui ;)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  5. Minha querida Vânia: confesso que me comovi com o teu post.És uma pessoa que aprendi a admirar e a gostar ( apesar de nos "conhecermos " há pouco tempo). O teu testemunho é, infelizmente, o de tantos jovens nesse nosso pobre país ,mas noto também muita garra, muita força e esperança em melhores dias.
    Amiga: desejo-te tudo de bom e muita sorte, saúde e sucesso no país de acolhimento e claro que virei sempre passear por aqui, para saber das tuas novidades e ver as tuas delícias.
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Márcia tu é que me comoveste com as tuas palavras!! :) É precisamente por pessoas como tu, que conheci por aqui e que tenho a certeza que sempre me acompanharão, onde quer que esteja, que tenho ainda mais força, garra e otimismo :)
      Obrigada pelas tuas palavras minha querida :) Estarei sempre por aqui para vos trazer todas as novidades e muitas receitas novas...e quero sempre ter-te e ver-te por aqui :)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  6. Olá Vânia,
    Em primeiro lugar deixa-me dizer-te que adorei esta tua sopa e o seu perfume e sabor que consigo imaginar a ambos!
    Quanto ao teu texto, secalhar sou das pessoas que melhor entende o que escreves, pois aconteceu-me exactamente o mesmo há 7 anos atrás e na altura, não por causa da crise que ainda não se havia instalado, mas porque o meu marido arranjou uma proposta fabulosa de trabalho aqui na Escócia. Escusado será dizer que os sentimentos foram exactamente os que descreves, ele também veio antes de mim e do meu filho que na altura tinha 6 anos, ia começar a primária e não sabia uma única palavra de inglês e quando tens filhos, o coração aperta ainda mais com esse tipo de decisões. Nós viemos 5 meses depois dele e eu também, deixei a minha vida encaixotada pelas arrecadações da família e tive de alugar a minha casa linda e quase nova em folha. Acredita que no primeiro ano aqui foi horrível, pois não conseguia cortar o cordão umbilical e as saudades da família e dos amigos eram e doíam demais. Agora, posso dizer-te que não voltava a viver em Portugal. Claro que adoro o meu País e não digo mal dele nunca, mas não é amigo dos seus cidadãos e não os trata com respeito e adoro este País que me acolheu há sete anos atrás e do qual sentiria o mesmo que senti quando saí de Portugal, se tivesse de o deixar também.
    Se te anima, deixa-me dizer-te que aqui, ao preço que são os livros e os gadgets de cozinha, rapidamente terás uma cozinha ainda mais completa que em Portugal ;)))!!
    Vem de coração aberto e feliz, pois vais para uma cidade linda e as viagens para Portugal, compradas com antecedência e numa low cost, vais ver que vais mais vezes visitar a família e eles a ti que o que pensas de momento.
    Beijinhos grandes e continuação de bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lia :)
      Não sabes (quer dizer, acho que podes imaginar um bocadinho ;) hehe) o quão bem me soube ler este teu comentário :)
      Conhecer alguém que passou pelo mesmo, ouvir as suas palavras sinceras (sem que digam sempre que tudo vão ser maravilhas) e ver como as coisas te correram bem e como gostas agora da nova vida que conseguiste construir, enche-me ainda mais de esperança e otimismo :)
      Mas tens toda a razão...este país não está a ser nosso amigo e não eestá a dar oportunidades aos seus jovens. E é destas que vou atrás :) Felizmente, tal como tu, já lá tenho a minha cara metade, a quem esse país já deu uma excelente oportunidade :)
      E, se eu já achava um pouco isso, agora deixaste-me mesmo radiante com essa ideia de uma estante cheia de livros e uma cozinha tal e qual eu imagino que ela um dia possa ser ;) hehe
      Estou de coração pequenino e apertadinho agora, como certamente entendes, mas uma coisa podes ter a certeza...por mais que me custe, vou para aí de coração aberto e feliz :) E tenho a certeza de que, não tarda, estarei em Portugal, muitas e muitas vezes, junto dos meus, e com um sorriso rasgado porque, finalmente, terei tudo aquilo que sonhei e que tenho a certeza que mereço :)
      Um grande beijinho e um muitoooo obrigada pelas tuas palavras!
      Continuação de um excelente fim de semana *
      Vânia

      Eliminar
  7. Vânia, esta sopa ficou fantástica.
    Ao ler este post até fiquei de lágrimas nos olhos,.....não sei se tiria a tua coragem, determinação e força para ir partir para o desconhecido. Mas a certeza que vais com o teu amor e tudo vai ficar bem. As saudades dos amigos e familiares irão sem dúvida custar imenso, mas lembra-te que eles são a maior força para seguirmos em frente. E se vais mudar, que seja para melhor :)
    Tudo vai correr bem, tem fé e acredita,...não tarda nada,irás contar-nos tudo e ainda nos iremos rir daquilo que já fizes-te e aprendeste!!
    Beijinhos e boa sorte,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada Mary por essas tuas palavras tão carinhosas e cheias de força :) ... Bem que preciso :)
      Mas tens toda a razão, é assim mesmo que penso e o meu mais que tudo também: se é para mudar, que seja sempre para melhor :) E é precisamente isso que tencionamos fazer!!! :)
      Entretanto, vou continuar por aqui, sempre mas sempre que me for possível, para partilhar convosco todas as minhas aventuras e as receitas que confecionarei na minha nova cozinha com tantos e tantos produtos novos, certamente ;) hehe E conto contigo sempre por aqui, tal como podes contar sempre comigo no teu cantinho :)
      Beijinhos e um ótimo fim de semana *

      Eliminar
  8. Vânia,
    Tenho a certeza que te vais adaptar lindamente e que vai valer a pena. Aqui está complicado e, infelizmente, ir para fora está a ser obrigatório para muita gente. A parte pior é, como referes, deixar cá a família que é o melhor que temos nesta vida.
    Desejo que tudo corra exactamente como pretendes. Eu cá continuarei a visitar este cantinho à espera das boas notícias que irás dando. Já me habituei a visitar-te e sinto falta se estou uns dias sem cá vir :)
    Um beijo muito grande ***
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vanda, do fundo do coração :) <3
      Também eu espero que tudo corra como pensamos e como sonhámos que a nossa vida pudesse ser...e que, muito em breve, possamos estar a sorrir e a dizer com certeza que foi a melhor opção que tomámos :)
      E sei que posso sempre contar contigo por aqui e com as tuas visitas...até porque, como tu tão bem disseste, já me habituei a elas e sinto falta quando não acontecem ;) Aliás, já estava a estranhar um pouco que ainda não tivesses passado por aqui ;)
      Vou continuar sempre por aqui e dar-vos as mais recentes novidades, a mostrar-vos tudo o que está a acontecer e a deixar-vos muitas receitas :)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  9. Nao posso dizer que esteja surpreendida, porque ja sabia, mas foi realmente rapido! :) sei perfeitamente o que sentes, o tal aperto, a sensacao do querer e nao querer, mas acredita que vais para melhor!
    Com antecedencia e em low cost, vais conseguir ir facilmente a Portugal, acredita :)
    Quanto as tuas coisas, tambem ainda tenho muito por levar, mas ca as coisas sao muito mais baratas, vais ter uma cozinha com tudo em tres tempos :) assim que consiga, envio te um mail! Estou perto de ti e contigo, acredita! Beijinho enorme e muita forca!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que sabes tudo aquilo que senti, tudo aquilo que estou a sentir e tudo aquilo que ainda está para vir :) E, como já te disse tantas vezes, também sei que vou para muito melhor, ou pelo menos acredito muito que sim :)
      Ainda só estou cá há algumas horas mas já fui ao Tesco, que é aqui pertinho de casa, comprar umas coisinhas básicas para a minha cozinha vazia (agora um bocadinho menos ;) hehe) ...e já fiquei fascinada com tudo e mais alguma coisa que vi, por isso acredito mesmo que, se tudo nos começar a correr bem, em menos de nada vou ter uma cozinha fantástica ;) hehe
      Sei que estás comigo e perto de mim minha querida...e ainda bem :)
      Beijinhos enormes *

      Eliminar
  10. Olá!

    Só agora vi o teu post! Quero começar por dar-te os meus parabéns pela vossa coragem e pela vossa capacidade de mudar as coisas.
    Acredita que muitas vezes pensei nisso, nestes últimos tempo. para mim não faz sentido viver assim, sem uma base sólida e sem a calma que precisamos para vivermos felizes.
    Imagino que seja muito difícil, mas vai correr tudo bem e quando deres por isso tens a vida que queres e que, apesar do sacrificio, vai valer a pena!
    Vou continuar a passar aqui sempre e vou ficar ansiosa à espera de noticias!
    Beijinhos grandes e boa viagem!

    PS - Que sopa maravilhosa!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :) Antes de mais, muito obrigada pela tua mensagem :)
      Para nós, também não fazia qualquer sentido estarmos a viver na situação em que estávamos...é certo que tínhamos casa e estávamos perto dos amigos e da família mas faltávamos, atualmente, essa base sólida de que falas e a perspetiva de um futuro risonho. E por isso mesmo decidimos arriscar :) Não é fácil e acredito que os próximos tempos serão ainda mais difíceis, especialmente para mim, que tenho de passar agora por todo o processo burocrático aqui exigido e, depois, iniciar uma procura intensiva de emprego, num país que não é o meu e numa língua que não é a minha. Mas, felizmente, o J. já tem o seu emprego e agora temo-nos um ao outro e isso é essencial :) Acredito que, por mais que custe inicialmente, será uma mudança para melhor :)
      Beijinhos e mais uma vez obrigada pelo carinho *

      Eliminar
  11. Querida Vânia, tenho a certeza que todo esse esforço será recompensado :)
    Também tenho amigos que emigraram e aos poucos estão a refazer as suas vidas. É triste ter que abandonar o que é nosso, mas Londres está mesmo aí ao lado e os voos estão cada vez mais acessíveis. Desejo-vos toda a sorte do mundo! E nós vamos continuar a encontrarmo-nos por aqui :)
    Bjo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Pimentinha :)
      Confesso que já tinha saudades tuas, andaste um pouco desaparecida daqui e tinha pensado muito em ti ;) (engraçado como começamos a sentir falta das pessoas que por aqui passam todos os dias, mesmo sem as conhecermos pessoalmente ;) hehe). Obrigada pelas tuas palavras, és sempre um amor ;)
      E tens toda a razão... Estes primeiros tempos são mais difíceis mas Londres é mesmo perto e, quando a nossa vida começar a estabilizar e a ganhar um rumo, tenho a certeza de que iremos ficar muito felizes com a decisão que tomámos, e vamos poder ir visitar os amigos e a família várias vezes :)
      Beijinhos enormes e espero por ti sempre aqui bem pertinho ;) *

      Eliminar