domingo, 16 de março de 2014

Taco Pizzas



Acho que todos vocês já se aperceberam da minha predileção pelas "comidas decadentes de domingo" como carinhosamente gosto de lhes chamar :)
Mesmo que esteja sol, gosto que os domingos sejam sempre um pouco preguiçosos e gosto de reservar pelo menos um bocado do dia para estar no sofá, a ver programas de culinária ou a ler (normalmente livros e revistas de receitas)... E, cá por casa, gostamos especialmente de jantar no sofá ao domingo. É aquele dia em que, não só isso é permitido, como é quase uma regra obrigatória que já está mais que estabelecida... E é assim que, em mais um domingo, vos trago esta sugestão de pizza com um toque de diferença, inspirada numas Taco Pizzas que, uma vez, vi o Guy Fieri fazer num dos seus programas do Food Network. Experimentem, deliciem-se e aproveitem o domingo :)



Ingredientes para a massa:
450 gramas de farinha
200 ml de água
15 gramas de fermento em pó
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de azeite
Ingredientes para o recheio:
1 chávena e ½ de carne picada (eu usei carne que já tinha cozinhado anteriormente e congelado mas podem cozinhar a carne na hora senão tiverem sobras)
Polpa de tomate
Queijo ralado a gosto
1 tomate grande sem sementes cortado em cubinhos
1 pedaço de pimento cortado em pequenos cubos
1 cebola média picada
3 colheres de sopa cheias de azeitonas cortadas às rodelas
Sumo de 1 lima
Especiarias em pó (pimenta, cominhos, colorau, orégãos e alho)

- Se não tiverem carne picada já cozinhada, basta que temperá-la com uma pitada de sal, pimenta, cominhos, colorau, alho em pó e um fio de molho inglês e levá-la ao lume, numa frigideira antiaderente regada com um pequeno fio de azeite, até que a carne esteja bem cozinhada e dourada. Desligar o lume e reservar.

- Entretanto, num robot de cozinha ou com as mãos, misturar todos os ingredientes da massa até obter uma bola maleável. Dividir a massa em dois pedaços iguais e esticar cada um deles numa bancada enfarinhada (não se preocupem muito em dar uma forma circular. Aliás, eu gosto mesmo é que fique com um aspeto bem tosco). 

- Pincelar a massa com um fio de azeite e polvilhá-la com um pouco da pimenta, cominhos, colorau, alho e orégãos. Levar a massa a um grelhador ou à panpizza durante cerca de 2 a 3 minutos de cada lado, para que comece a ficar cozinhada. Retirar e reservar.

- Cobrir as bases de pizza com um pouco de polpa de tomate, juntar a carne picada e o queijo e levar ao forno, ou novamente à panpizza, até que o queijo se derreta. Enquanto as pizzas estão no forno, juntar numa taça o tomate, a cebola, o pimento e as azeitonas e temperar tudo com um fio de azeite e o sumo de lima. Retirar as pizzas do forno e cobri-las com esta salada. 

P.S: Desculpem a fotografia mas tive a tirar com o meu telemóvel e a qualidade não é a melhor...

8 comentários:

  1. As vezes é quando saem verdadeiros pitéus...................................Bom Apetite

    ResponderEliminar
  2. E sabem tão bem estes petiscos :)
    adorei!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabem mesmo bem Xana...ahhh maravilhosa gula :) hehe
      Beijinhos e boa semana *

      Eliminar
  3. Por cá, ao domingo também não se faz jantar! Estes petisquinhos sabem tão bem!
    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Rute :)
      Chamo-lhes carinhosamente as comidas decadentes de domingo e são das coisas que mais adoramos aqui por casa :)
      Beijinhos e obrigado pela visita! Volta sempre, este cantinho é teu também :)
      Vânia

      Eliminar