sábado, 7 de junho de 2014

Wraps vegetarianos com almôndegas de feijão



Não sou, como já vos disse e como acho que já se aperceberam bem, uma pessoa de dietas. Ou, pelo menos, não sou uma pessoa de dietas como o termo é frequentemente entendido nos dias de hoje. Adoro cozinhar, gosto de comer e sou um belo garfo...eu diria mesmo, um excecional garfo ;) hehe  Gosto de cometer os meus pecados de vez em quando e matar as minhas gulas, porque todos nós as temos! Se me apetece uma salada como-a, se me apetece peixe cozido com legumes como...mas se me apetece um doce ou umas decadentes batatas fritas, também tenho de saciar estes apetites de vez em quando :)  Se gostava de ter menos uma banhita aqui, ou menos uma celulite ali?! Claro que sim! Quem é que não gostava?! (até mesmo as mulheres onde estas coisas só se vêem mesmo "à luz" da lupa dizem que gostavam!!). Mas, apesar de às vezes me olhar ao espelho e só me apetecer dizer asneiras e cortar bocados de carne (todos temos dias assim, não digam que não...hehe) sou feliz como sou! E, essencialmente, sou feliz porque sei que, apesar de tudo, dessas gulas e desses desejos, como o que gosto, como de tudo um pouco e como da forma mais saudável que me é possível! Gosto de comer bem e esforço-me por comer, não só da forma mais variada possível, como também de forma equilibrada e saudável! E, como adoro cozinhar e comer, sou uma apaixonada pelas comidas do mundo! Dá-me um imenso prazer ir para a cozinha experimentar novos ingredientes e misturar uma pitada deste mundo com uma pitada do outro :)  E se há coisa que me dá mesmo prazer fazer na cozinha é tentar tornar aquilo que normalmente designamos por "fast-food" em algo caseiro, mais saudável mas ainda assim delicioso! E, como tal, quando a Maria do fantástico blog Limited Edition lançou o Desafio Receita Saudável (cujas regras vos convido a conhecerem aqui e vos deixo ainda o desafio lançado para que também participem! E se não conhecem ainda este blog vão lá fazer uma visitinha porque, para além de receitas sempre super deliciosas e bem diferentes, a Maria é ainda das bloggers mais bem dispostas e divertidas que andam por aqui nesta blogosfera!), soube logo que tinha de participar e vieram-me logo à cabeça inúmeros pratos para fazer. Mas optei por isto de que tanto gosto: pegar na "imagem" do fast-food e torná-la deliciosamente saudável! :)

Ingredientes para 2 pessoas:
Alface iceberg q.b.
1 cebola roxa média
3 pepinos em conserva (cournichons em pickle)
Couve-roxa q.b.
Vinagre de vinho branco
1 pitada de açúcar
3 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego
Sumo de ½ lima
Cerca de 250 gramas de feijão cozido e escorrido (usei uma mistura de feijão vermelho, frade e manteiga)
1 spring onion cortada finamente
1 pedaço de lemongass fresco cortado finamente (se não tiverem podem substituir por lemongrass em pó)
1 ovo
1 fatia de pão de forma integral ligeiramente tostada
1 mão cheia de queijo ralado a gosto
Sal e pimenta q.b.
1 colher de café de colorau
1 colher de café de açafrão das índias
1 colher de café de sementes de cominhos
1 mão cheia de amendoins (usei picantes mas podem usar quaisquer que sejam do vosso agrado ou até substituí-los por pistácios, que também ficam ótimos)
Azeite q.b.
2 wraps
Molho sweet chilli q.b.


 - Primeiro que tudo, preparar os acompanhamentos. Cortar a alface em juliana, a cebola em rodelas finas e os pepinos às rodelas. Reservar. Cortar a couve-roxa em juliana e colocá-la numa taça. Temperá-la com uma pitada de sal e outra de açúcar e regá-la generosamente com vinagre. Reservar. Numa outra taça, juntar o iogurte grego com uma pitada de sal e o sumo de lima, mexer bem e reservar também.


- De seguida, colocar os feijões numa taça e, com um esmagador ou com a ajuda de um garfo (ou mesmo com as mãos), desfazer os feijões até formarem uma espécie de pasta, deixando alguns pedaços inteiros para dar consistência e textura. Juntar-lhes a spring onion, o lemongrass, o ovo ligeiramente batido, a fatia de pão (esfarelada grosseiramente com as mãos), o queijo e temperar tudo com uma pitada de sal e pimenta, o colorau e o açafrão das índias. Reservar.


- Levar ao lume uma frigideira e tostar ligeiramente, durante apenas 2 a 3 minutos, as sementes de cominhos e os amendoins. Verter num almofariz e desfazer, até que fiquem transformados em pequenos pedacinhos. Colocar num prato e reservar.


- Regar esta mesma frigideira com um pouco de azeite e levá-la ao lume (usem uma frigideira antiaderente para que não tenham de utilizar muito azeite, só mesmo um ligeiro fio). Formar pequenas almondegas com a mistura de feijão (façam almôndegas pequenas, para que as consigam virar facilmente com a ajuda de uma colher de sopa e não se desfaçam) e fritá-las no azeite quente durante uns minutos, apenas para que comecem a ficar bem douradinhas e a ganhar alguma consistência. Transferir depois estas almondegas para um tabuleiro e levá-las ao forno durante cerca de 15 minutos para que acabem de cozinhar. Quando as almondegas estiverem prontas, com uma camada exterior bem douradinha, retirar o tabuleiro do forno e deixar repousar durante cerca de 3 a 4 minutos. Nesse tempo, e sem desligar o forno, colocar os wraps em ramequins individuais ou em tacinhas que possam ir ao forno, de forma a que formem uma espécie de cesto. Levar os wraps ao forno durante 2 a 3 minutos, só para que aqueçam e ganhem o formato de cesto. Retirar os wraps das taças e colocá-los num prato.


- Rechear os wraps com a alface, a cebola, os pepinos em conserva e a couve-roxa em pickle (apertem bem a couve com as mãos para que o líquido escorra). 


- Pincelar ligeiramente as almôndegas com o molho sweet chilli e passá-las pela mistura de amendoins e cominhos. Adicioná-las aos wraps e regar tudo com o molho de iogurte a gosto.

10 comentários:

  1. Bem, isso tem cá um aspecto! Excelente participação!
    Bom fim-de-semana
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Pimentinha :D
      Um ótimo fim de semana para ti também * Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu acho que a conotação de dieta é bastante má... Acaba por ser mais tipo um tipo de alimentação, comer só fritos é uma dieta de qualquer maneira. Também acho que dietas daquelas de um ou dois meses, por exemplo, podem ser uma ferramenta para emagrecer mas não são grande ideia, porque cada um tem o seu estilo de vida, cada um tem as suas possibilidades, necessidades... e esse tipo de dietas não é saudável, no geral. Acho piada quando aparece um comprimido novo para emagrecer e as pessoas vão a correr comprá-lo... Até percebo, mas alimentação saudável (com défice calórico, se necessário) e exercício são os melhores aliados, melhores do que uma nutricionista que se viu na televisão. E é triste que haja tanta gente a prejudicar a saúde, muitas vezes conscientemente, para poder emagrecer. Ainda anda tudo à procura da chave milagrosa para a perda de peso sem esforço, só que ela não existe... Ainda por cima as pessoas acabam por não perceber que, por exemplo, se um nutricionista elabora um plano adequado a elas, não é suposto comer mais um pãozinho ou aquela bolacha no canto do olho haha E depois é: "ai se eu comesse tudo o que o nutricionista me recomendou..." Muitas vezes as pessoas subestimam as calorias de um alimento :)
    Essa receita é bem deliciosa :) Fast food saudável, há melhor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente Avelã, concordo contigo :)
      E para mim podes crer que existem poucas coisas melhores que um fast foos saudável ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Vânia, aqui está um bom exemplo de como é possível cozinhar de forma saudável!
    Estiveste bem ;)
    Beijinhos*
    Vanda

    ResponderEliminar
  4. Há acima de tudo que estar bem conosco próprios! Faço uma alimentação saudável e equilibrada qb que cá tu não resisto a batatas fritas e aos meus bolos. Fast fotos também pode ser good fios - nos apresentamos umas sugestões super rápidas mas também saudáveis :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu só podes tar tontinha por querer andar aí a cortar postas ! Mas compreendo, gaja que é gaja nunca tá contente - eu aqui tenho uns bifes meus que podiam migrar para longe!

      Eliminar
    2. Precisamente minha querida Ovelha (escreveste o primeiro comentário com os olhos meio trocados não foi? :D ahahahah)

      Eliminar
  5. Já sabes o que penso do termo Dieta! E tudo vai da conotação que lhe queremos dar... Antes de tudo sermos fiéis a nós mesmos e não viver escravizada por modas, desde que nos sintamos bem é o que interessa ;)
    Estes teus Wraps estão de forma a que só apetece tirar um grande pedaço.
    Boa participação! :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar