terça-feira, 13 de maio de 2014

Hambúrgueres de atum e grão

Cá por casa adoramos hambúrgueres!!! E, para variar, faço imensas vezes hambúrgueres sem ser de carne: hambúrgueres de peixe, de atum, vegetarianos, etc... Há uns tempos, ainda em Portugal, fiz estes hambúrgueres de atum e grão e, como tinham sobrado dois ou três, mandei-os para casa da minha mãe (já vos contei que esta família funciona um pouco "ao contrário" porque já chegou a altura em que era eu que fazia comida a mais para a minha mãe ;) hehe)... Conclusão: desde essa altura que lá de casa não paravam de "chover" pedidos para repetir estes hambúrgueres, e de preferência em doses industriais (até porque o meu maninho de 19 anos não se contenta com pouco ..hehe). E aqui estão eles! Lá acedi ao pedido e lá se fizeram, antes de vir, em casa da minha mãe, e bem rapidinho, uns hambúrgueres fantásticos, para fugir ao tradicional, que ficam deliciosos e que acredito que até os mais céticos são capazes de gostar...mesmo que não o admitam ;) hehe



Ingredientes para 10 hambúrgueres:
Cerca de 500 gramas de grão cozido e escorrido
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de cominhos moídos
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de açafrão das índias
Azeite q.b.
4 latas de atum escorrido
2 ovos

- Colocar o grão numa trituradora e adicionar-lhe uma pitada de sal e pimenta, os cominhos, o alho em pó, o colorau e o açafrão e regar com um pequeno fio de azeite. Misturar bem até que o grão forme uma pasta (eu gosto de deixar ainda alguns pedacinhos inteiros para dar alguma textura aos hambúrgueres).


- Colocar esta mistura numa taça e juntar-lhe o atum e os ovos. Envolver tudo bem e, com as mãos, formar bolas de preparado, achatando-as depois em formato de hambúrguer. 


- Levar ao lume uma frigideira antiaderente regada com um fio de azeite e cozinhar os hambúrgueres (é preciso algum cuidado ao virar os hambúrgueres para estes não se desfazerem e só devem virá-los quando um dos lados estiver totalmente cozinhado e bem douradinho, o que demora cerca de 3 a 4 minutos). 


- Retirar os hambúrgueres para um prato forrado com papel absorvente e deixar repousar durante 2 minutos. Servir em pão de hambúrguer ou com um arroz simples e uma salada, sempre acompanhados de um belo molho de iogurte, que combina na perfeição com estes hambúrgueres aromáticos. 

E, para aqueles que estiverem interessados na minha nova vida londrina, posso-vos dizer que passei este fim de semana todo a passear :)  A chuva deu um bocadinho de tréguas e permitiu-nos andar todo o dia fora de casa! Reservámos o sábado mais para passear pelas cidades aqui à volta da zona onde vivemos e para fazer algumas compras e, mais uma vez, vi lojas fantásticas, com utensílios de cozinha de fazer doer o coração e ingredientes divinais para cozinhar ;) hehe  No domingo, fomos almoçar a um pub espetacular, comer um grande hambúrguer e fish and chips, beber uma cerveja e ver os últimos jogos de futebol da época ;)  Típicos ingleses ;) hehe  E à noite ainda fomos jantar a casa duns amigos nossos portugueses! Uma maravilha de fim de semana :)   Vão passando por aqui que prometo que, aos poucos, vos vou contando e mostrando todas essas coisas que ando a descobrir nos supermercados e mercados e todas as minhas novas aventuras na cozinha :)  Por agora, deixo-vos com uma das imagens que marcaram o meu fim de semana: café e donuts :)  God bless England!! ;) hehehe

 

20 comentários:

  1. Olá!

    Adorei o teu post por 2 razões principais:

    em primeiro lugar gostei muito dos hamburgueres e já vão para a minha lista. Devem ser ótimos!

    Em segundo lugar gostei muito do tom alegre e feliz do teu post, da forma como nos falas de Londres, de Inglaterra e da tua nova vida!

    Deixou-me também a mim bem disposta e otimista!

    Fico muito feliz que estejas a gostar! :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :)
      Esta receitinha é mesmo muito apetitosa acredita, tens de experimentar :) Ficam super saborosos e sempre é uma forma diferente de comermos hambúrgueres!
      Quanto ao resto, muito obrigada pelas tuas palavras, mais uma vez :D É um facto que nem todos os dias são bons, alegres e otimistas e nem sempre o vão ser... Mas, no geral, até estou a gostar mais desta experiência do que aquilo que pensei! Receei que estes primeiros dias me fossem custar mais do que realmente estão a ser... Para além disso, tento sempre ver o melhor lado das coisas :) E há coisas por aqui que de facto estou a adorar :)
      Vou-vos sempre trazendo as mais recentes novidades ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. (Dores agudas no cotovelo por lojas bonitas de utensílios de cozinha). Donutsss!! (lembrei-me agora do Homer Simpson a gritar e a babar por donuts ahaha).
    E hambúrgueres com muito bom aspecto ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compra comprimidos (mas daqueles mesmo bemmmm fortes) que eu vou começar a publicar aqui, não só os meus cozinhados londrinos, como também as minhas mais recentes aquisições, tanto de utensílios como de ingredientes ;) ahahahah
      Quando cá vieres, traz uma mala vazia que prometo que te mostro lojas de partir o coração ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Que bom perceber que te estás a adaptar bem à tua nova vida! Esses hambúrgueres estão com um aspecto fantástico. Tenho mesmo que experimentar um dia destes ;)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Pimentinha :)
      E tens mesmo de experimentar, que são uma excelente alternativa aos tradicionais hambúrgueres e ficam com um sabor fantástico :)
      Beijinhos e resto de uma ótima semana *

      Eliminar
  4. Olá!
    (como é que a tua mãe te deixou ir para Londres contigo a dar-lhe estas refeições tão boas enquanto estavas em Portugal? haha)
    Parecem muito bons! Tenho de experimentar. Já fiz hamburgueres algumas vezes mas não fiquei grande fã...
    Olha, vamos lá quebrar preconceitos... o tempo é assim como uma pessoa pensa que é? Inconstante? Está sempre a mudar sem ter dado sinal disso? Por acaso gostava de saber se é assim tão esquisito :P
    (e fish and chips? É assim tão bom?)
    (aaah, já me esquecia (desculpa estar a chatear tanto haha)... essas caixas de donuts são tããão giras! São iguaizinhas às dos desenhos animados! Que giro!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avelã um dia sem ti por aqui, já não é a mesma coisa ;) hehehe Só tu mesmo para quereres saber essas coisas todas e "despejares" aqui um monte de perguntas...adoro :D ahahah
      Então vamos lá: o tempo aqu não é inconstante como se diz. O tempo aqui é realmente bipolar, duma forma como nunca vi!!! :) ahahah O céu está limpo e sem nuvens, em 15 minutos fica negro, mais 15 minutos chove e outros 10 minutos até vir sol de novo.. Sais de casa de casaquito mais fino e de sabrinas, por exemplo, e 20 minutos depois estás a precisar de um impermeável ou um casaco de lã...e mais uns 15 minutos depois estás desesperada à procura de um chapéu de chuva...para depois, passado mais um pouco, te apetecer mandar tudo isso para o lixo porque até tens é calor...ahahah...Nunca vi nada assim ;)
      Quanto ao fish and chips, é relativo, depende dos gostos das pessoas...eu já tinha estado anteriormente de férias em Dublin, na Irlanda, e já tinha comido também uma verdadeira refeição destas tão falada. É tudo frito por isso deves imaginar o quão se pode tornar enjoativo... mas, tal como me tinha acontecido antes em Dublin, cheguei a Londres com vontade de ir a um pub e comer mais uma vez este prato tão típico. E pronto foi o que fiz e deixa-me que te diga que, nesse dia, me soube mesmo muito bem :) Agora só o volto a repetir daqui a uns meses ;) hehe
      Quanto aos donuts, sinceramente, nunca fui nem sou grande fã! Mas eles aqui adoram, vendem-se por toda a parte e eles comem-nos a toda a hora.. Mas como nós temos um amigo a trabalhar na fábrica de donuts mais conhecida, tivemos esta prendinha ;) O meu namorado adora!! Já eu sou louca pelas caixas e sou capaz de ficar a olhar para eles (com aquelas cores tão bonitas e aqueles desenhos tão engraçados) imenso tempo sem lhes tocar ;) hehe
      Beijinhos e quanfdo tiveres mais perguntas...vai chutando ;) hehe

      Eliminar
  5. Eu adoro grão e o V. odeia, achas que o consigo enganar ou percebe-se bem que leva o dito cujo? :)

    Fico mesmo contente por não seres como eu! Odeio comida de pub, fico enjoada só de cheirar fish and chips e esses donuts passam-me mesmo ao lado! Já para não falar que penso sempre nos contras dessa comida :)
    Nem sabes a sorte que tens, ahah! :)

    Aguardo novidades :) Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehehe Minha querida Ana, por experiência própria, acho que o consegues verdadeiramente enganar (principalmente se acrescentares um bocadinho mais de atum)... O J. também não come grão e eu faço estes hamburgueres várias vezes e eles "marcham" sempre ;) ahahahahah
      E quanto ao resto...confesso que também nunca fui nem sou fã de donuts. Já o J. adora!!! Estas caixas foram uma prenda de um amigo nosso e cá em casa só ficaram mesmo quatro (e eu só comi dois, os únicos dois desde que cá estou). O resto o J. levou para a malta lá do trabalho :) E quanto à comida de pub, isso devo confessar que gosto ;) hehe Sim, a comida é gordurosa e depois de a comer fico a pensar na quantidade de buracos e pneus novos que ganhei :) hehe Mas uma vez por outra sabe tãoooo bem!! E conforme o pub e a comida também, claro!! Mas admito que gosto, e sempre adorei, esse estilo de vida de tirar um bocadinho do fim de semana para ir ao pub comer qualquer coisa e beber uma cerveja...Já quando estive de férias em Dublin isso me fascinava ;)
      Vou tentar trazer novidades sempre que possível :)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  6. Gostei da receita mas do que gostei mais, querida Vânia, foi de saber que estás bem :)
    Desculpa-me por não vir aqui todos os dias, não é que não me lembre de o fazer, mas o tempo não é muito :)
    Um beijo muito grande*
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh, muito obrigada Vanda :)))
      E não tens nada de pedir desculpa...vens aqui quando podes e vens muitas vezes, encher-me o coração de alegria com estas mensagens ;)
      Eu é que estou em falta para contigo mas prometo que vou tirar um tempinho para ver as mais recentes novidades lá pelo teu cantinho :)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  7. Também faço muitas vezes hambúrgueres variados. Os seus ficaram muito bonitos ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é tão bom variar não é? :) Muito obrigada :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. ai que belos hamburgueres. muito originais! :D
    e as últimas fotos deram cabo de mim. heheh. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sarinha ;)
      E quanto às últimas fotos...um dia envio aí umas caixas para Portugal e vocês fazem uma reunião de bloggers "patrocinada" por mim ;) hehehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Olá querida,
    Olha, vim cá para te dar umas dicas sobre livros e livrarias.
    Não compres livros em livrarias tipo Waterstones ou outras do género, porque são caríssimos. Compra sempre nas WHSmith onde encontras sempre grandes promoções, tipo livros a 5 e menos libras ou na amazon que para o UK tem portes grátis. Se te metes nas livrarias a sério pagas os livros ao preço que estão marcados e não vale a pena, não aqui no Reino Unido onde tens concorrência a vender os livros baratíssimos.
    Beijinhos e se precisares de dicas de lojas ou onde encontrar produtos avisa tá?
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Lia, és um verdadeiro amor :)
      Sim eu já percebi isso das livrarias (ainda ontem tive numa maravilhosa e super fashions, não me lembro do nome, mas caríssima) mas é sempre bom saber esses truques e dicas todas, muitoooo obrigada :D
      E também já andei a ver no amazon porque realmente agora compensa bastante com os portes grátis...quando começar a trabalhar, já tenho aqui uma listinha para começar a encher as minhas estantes aos poucos (ainda não tenho estantes mas arranjam-se depois dos livros hehe)... E, mais uma vez, muito obrigada por toda essa tua disponibilidade :) Quando tiver dúvidas ou precisar de dicas, prepara-te que vou mesmo chatear-te ;)
      Beijinhos grandes **
      PS: Já marquei com o meu mais que tudo e não tarda vamos aproveitar um fim de semana para ir àquele mercado de que me falaste...acho que vai ser no final do mês para festejar o meu aniversário em grande :D

      Eliminar
  10. Boa!! Vais adorar o Borough market. É um mundo!!!
    Olha dispõe tá? Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada mais uma vez :)
      E sim, também acho que vou adorar conhecer, estou desejosa que chegue o dia, depois conto-te tudo ;) hehe
      Beijinhos grandes *

      Eliminar