quinta-feira, 24 de abril de 2014

"Há vida para além da massa de atum #4" - Tortilha vegetariana com feijão preto


Então cá estamos nós para mais uma quinta-feira de "Há vida para além da massa de atum"! Passei a adorar as quintas-feiras desde que embarquei nesta aventura com a minha querida Ovelha Negra ;) hehe
Lembram-se dos requisitos deste projeto certo?! Receitas fáceis, rápidas, que não dêem cabo das nossas carteiras e que, ao mesmo tempo, sejam saborosas, saudáveis e nutricionalmente equilibradas! E aqui está mais um exemplo de uma refeição que cumpre todos estes requisitos! Cá por casa adorámos :) O J. nem queria acreditar que o recheio era feito à base de feijão, sem carne ou peixe :) hehe
E já sabem...não se esqueçam de passar pela cozinha da minha querida Ovelha Negra para ver o que ela preparou para vocês hoje :)  E não se esqueçam também que temos DESAFIO a decorrer!! :)  E contamos com a participação de todos vocês até ao dia 5 de maio sim? Conheçam as regras de participação aqui



Ingredientes para 2 pessoas:
4 tortilhas/wraps
1 pedaço de pimento vermelho
1 malagueta vermelha sem sementes (se gostarem de picante podem deixar as sementes)
1 cenoura
1 cebola pequena
Azeite
1 lata de feijão preto cozido (cerca de 280 gramas)
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de orégãos secos
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de molho inglês
1 colher de chá de molho Sweet Chilli
4 colheres de sopa bem cheias de queijo ralado a gosto (usei metade de queijo mozarela e metade de queijo da Ilha)
Salada a gosto

- Numa picadora, colocar o pimento vermelho, a malagueta, a cenoura e a cebola, tudo cortado em pedaços. Triturar ligeiramente para que os vegetais formem uma espécie de pasta mas não estejam ainda completamente desfeitos (é importante deixar alguns pedaços pequenos para dar textura). Levar ao lume um tacho regado com um pequeno fio de azeite e cozinhar esta mistura de legumes durante 3 a 4 minutos.


- Retirar os legumes para uma taça e acrescentar o feijão preto bem escorrido. Temperar com os cominhos, o alho em pó, o colorau, os orégãos e com uma pitada de sal e pimenta e adicionar também o molho inglês e o molho sweet chilli. Com as mãos, misturar tudo muito bem, esmagando ligeiramente os feijões. Adicionar o queijo ralado e envolver bem. Reservar.


- Num prato, colocar uma tortilha, barrá-la bem com metade da mistura de feijão e dispor por cima outra tortilha, pressionando um pouco para que fique tudo colado e compacto. Repetir o procedimento com as restantes tortilhas e com a mistura de feijão.


- Levar ao lume uma frigideira ampla antiaderente. Quando estiver quente, colocar uma das tortilhas e deixar cozinhar cerca de 3 minutos de cada lado, até as tortilhas estarem quentes e ligeiramente crocantes, virando com cuidado para que não se desfaçam. Tirar a primeira tortilha, colocá-la no prato e levar ao micro-ondas durante um minuto para que o queijo fique bem derretido e o interior bem quente. Repetir o procedimento com a segunda tortilha.

- Servir de imediato com uma salada temperada com um pouco de sal, azeite e sumo de lima.

22 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Eva :) Não te esqueças do nosso desafio, contamos com a tua participação :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Por aqui gostamos muito de leguminosas e o meu mais que tudo gosta especialmente de feijão preto. E escolhi o feijão para esta refeição porque confere a sensação de saciedade e fica bem económico. Mas não há qualquer problema Cristina, podes usar simplesmente legumes (acrescentas mais uns quantos de que gostes) ou substituis o feijão por outra coisa que gostem aí por casa :) (podes usar sobras de peixe ou de carne assada por exemplo).
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Esta é daquelas sugestoes perfeitas!! Sem carne, simples de fazer e com feijao preto que adoramos!! :) quando experimentar, venho aqui dizer te.. Se estivesse em casa, acho que era hoje mesmo o meu almoço!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ficar desejosa que experimentes e que me digas de tua justiça ;) hehe
      Aqui por casa gostámos mesmo muito :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Olá!

    Gostei tanto, mas tanto que estou a pensar fazer! Só acho que não vai ser fácil virar as tortilhas na frigideira! :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é fácil Ana :) Utilizas a frigideira maior que tiveres e antiaderente...vais ver que mal a coloques na frigideira a tortilha deixa de ser mole e começa a ganhar consistência, a ficar mais durinha...Depois com uma espátula grande e um bocadinho de carinho viras num instante ;) hehe
      Espero que faças e que me digas como correu ;
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Também adoro as minhas 5ªs Feiras :) Principalmente porque estamos à distância mas entendemos-nos muito bem.
    E devemos ter combinado, porque na 2ª Feira vai sair uma receita de tortilha na minha chafarica - sem carne nem peixe, já que as 2ªs são Meatless :D

    ResponderEliminar
  6. Que bom aspeto :)

    Recanto com tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :) Não te esqueças do nosso desafio...contamos contigo ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Uma tortilha com muitas coisa que gosto!
    Vou pensar numa receitinha para o passatempo, ainda tenho uns dias :)
    Beijinhos e tudo de bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens sim :) Contamos contigo e fico ansiosa à espera dessa deliciosa receitinha ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Estou a tentar arranjar um tempinho para confeccionar o que tenho em mente para o desafio mas esta semana tem sido de loucos! Mas vou tentar até ao ultimo dia!
    Já agora, aqui está mais uma ideia maravilhosa!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :D Vou ficar à espera até ao último dia, e a Ovelha também ;) Temos a certeza que vais conseguir encontrar um tempinho para trazer até nós essa bela iguaria ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Olá Vania. adoro tortilhas e faço-as muitas vezes, pois os meus filhos gostam muito. Nunca tinha feito com feijão,mas gostei imenso da sugestão. Vou já anotar a receita e fá-la-ei qualquer dia. São quase uns "burritos" mas sem a carne.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente Márcia ;) hehe São uma alternativa diferente, saudável e extremamente saborosa ;) se experimentares, depois diz-me o que achaste :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  10. Que bom aspeto! Parece mesmo bom :) Não gosto muito de wraps... A textura é muito boa mas depois com comida dentro... Não sei, não acho que seja nada de especial... Mas assim admito que parece muito bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois por cá é precisamente o contrário. Adoramos wraps de todas as formas e feitios e com todo o tipo de recheios...e este foi somente mais um que fez as nossas delícias e foi aprovadíssimo ;) hehe
      Beijinhos e bom fim de semana *

      Eliminar