quarta-feira, 30 de abril de 2014

Risotto de pota, tamboril e pescada com queijo da Ilha


Eu adoro risotto! Não importa de quê, acho que gosto sempre! O risotto é um daqueles pratos muito temido por várias pessoas mas eu não lhe vejo qualquer tipo de "perigo"...pelo contrário! Quando o faço, tenho praticamente a certeza absoluta que o jantar vai sair bem e vai estar saboroso! Depois há claro, como em tudo, várias teorias...há quem diga que se deve mexer frequentemente, há quem diga que quase não se lhe deve tocar, ou que se deve abanar o tacho, etc, etc, etc... Eu não sei qual é a verdadeira fórmula secreta do risotto... e sinceramente?! Pouco me importa...eu tenho a minha fórmula secreta própria. E implica muito carinho e amor no prato! Quanto ao resto, faço à minha maneira e, modéstia à parte, acho que fica sempre muito bem ;)  Por isso, em equipa vencedora não se mexe certo?! ;) hehe



Ingredientes para 4 pessoas:
6 tiras de pota limpa
2 rodelas ou lombos de pescada sem espinhas
4 pedaços de tamboril limpo, sem espinhas
Pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de caril em pó
1 colher de sopa de colorau
Azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho ralados
4 mãos bem cheias de arroz para risotto
1 noz de manteiga
2 colheres de sopa de queijo da Ilha ralado + 1 pouco de queijo para polvilhar
Salsa fresca a gosto
Para o caldo: (no dia anterior, tinha cozido bacalhau e lembrei-me de reservar a água da cozedura para fazer o caldo do risotto e ficou delicioso. Mas senão tiverem, basta substituírem esta água por caldo de peixe ou marisco)
3 copos de água da cozedura do bacalhau
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 copo de vinho branco
2 folhas de louro
1 colher de sopa de orégãos secos
1 colher de sopa de colorau
1 pitada de pimenta moída ou 1 colher de café de grãos de pimenta inteiros

- Colocar numa panela todos os ingredientes do caldo, mexer e levar ao lume. Deixar levantar fervura e cozinhar durante mais 5 a 7 minutos para apurar. Desligar, tapar o tacho e reservar.

- Entretanto, cortar a pota, a pescada e o tamboril em cubos. Temperar com uma pitada de pimenta, cominhos, colorau e caril. Reservar. 


- Levar ao lume um tacho regado com um fio de azeite e alourar ligeiramente a cebola e os alhos. Juntar a pota e o peixe e deixar cozinhar cerca de 10 minutos, em lume brando/médio, até o peixe estar cozinhado. 


- Nessa altura, juntar o arroz, envolver bem e acrescentar duas conchas de sopa do caldo quente. Deixar o líquido evaporar quase por completo, mexendo o preparado de arroz com frequência. Quando este líquido tiver desaparecido quase na totalidade, juntar uma nova concha de caldo e repetir sempre este processo até o arroz estar cozinhado. Retificar os temperos antes de desligar o lume (não se esqueçam que ainda vão acrescentar queijo da Ilha que é salgado. Como devem ter reparado, eu não temperei o peixe nem o arroz com sal e ficou ótimo para o meu paladar, porque o caldo já tem sal e o queijo também).


- Retirar a panela do lume, adicionar a manteiga e o queijo da Ilha e servir o risotto de imediato, bem polvilhado com mais um pouco de queijo e salsa picada.

24 comentários:

  1. Adoro risotto, faço imensas vezes, e nunca me saiu mal. Demora uma vida a cozinhar, mas compensa. Fórmulas secretas? Só se for ficar ali encostada à bancada, a ouvir música e a mexer o dito quando me lembro. E fica cremoso, e guloso, e um pecado. Ai!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até agora também nunca me saiu mal. Pelo contrário, é um daqueles pratos que adoro e que faço várias vezes precisamente porque tenho a certeza de que vai ficar saboroso e vai sair bem ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Olá!

    Tem tão bom aspecto! Parece delicioso! A minha história com o risotto começou mal, mas depois acabou tudo em bem! Agora somos amigos inseparáveis e de vez em quando apetece-me imenso fazer um!
    O teu ficou lindo!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :) Histórias dessas é que são precisas...aquelas que começam mal mas, no fim, tudo acaba em bem ;) hehe
      Nós cá por casa adoramos risotto de tudo e mais alguma coisa, especialmente eu...e por isso nunca me canso de fazer...e claro está, de comer ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Soa muito, muito bem ;)
    Gosto muito de risotto e esta combinação de sabores está excelente!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana ;)
      Também eu gosto imenso de risotto...e claro que agora sou suspeita, mas acho que esta combinação ficou mesmo saborosa ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Delicioso e aromático, gostei da sugestão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marisa :) Por aqui soube-nos mesmo bem ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Ummmmmmmm de rechupete¡¡¡ que arroz tan rico tiene que estar, besos

    ResponderEliminar
  6. Delicia, mas sou suspeito dizer pois sou um arrozeiro de 1ª.
    Só quero acrescentar que o risotto é um prato típico da cozinha italiana, preparado com o arroz arbório, uma variedade de arroz cultivado na cidade de Arbório, Vale do Pó Itália, daí vem o nome deste arroz que quando cozido, os grãos tornam-se firmes e cremosos. É um arroz guloso e a que ir acrescentando água ou caldo na sua cozedura .................Bom Apetite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente José ;)
      E, para mim, é um arroz verdadeiramente delicioso...e bem guloso ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. A primeira vez que fiz risotto foi um desastre, não deu certo e larguei por muito tempo. Tentei novamente e deu muito certo, ficou muito saboroso e depois desse dia sempre faço aqui em casa, pois é bem apreciado por todos. O seu ficou lindo, suculento, do jeito que gosto e com ingredientes perfeitos. Beijinhos, ótimo feriado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Josy :)
      E ainda bem que superou essa fase "negativa" com o risotto e o voltou a fazer porque, para mim, é mesmo daqueles pratos que valem bem a pena o esforço...delicioso ;)
      Beijinhos e um ótimo feriado *

      Eliminar
  8. Eu só comi risotto uma vez e fiquei traumatizada!!
    Achei muito intenso...fiquei tão enjoada que não imaginas! E desde ai nunca mais, mas tenho que tentar! Este parece-me muito ao meu gosto sem grandes exageros de manteiga ou queijo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo de "destraumatizar" Ana ;)
      Percebo perfeitamente o que dizes porque eu também não gosto nada de sentir a manteiga no risotto e dispenso quaisquer excessos...mas quando bem feito é uma verdadeira delícia...e podes fazer as combinações que quiseres ;) Quando é feito em casa, por nós, é mil vezes melhor do que qualquer um que possas comer fora de portas, nem que seja somente pelo facto de lhe acrescentares os ingredientes a teu gosto ;) Experimenta e depois conta-me tudo ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Olá:)

    Que risotto delicioso! Faço poucas vezes não por não gostar mas por medo de não ficar perfeito. Tolice...

    Vou seguir a tua sugestão e fazer mais vezes:)

    Bom feriado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Formiguinha ;) Acho que fazes mesmo muito bem! ;) Até porque ao contrário daquilo que as pessoas pensam normalemente, eu acho uma refeição bem simples e que fica sempre deliciosa com as mais variadas conjugações de ingredientes ;)
      Beijinhos e bom feriado *

      Eliminar
  10. Que bom aspeto! Nunca provei risotto, gosto mais de arroz seco, mas um dia tenho de fazer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar Avelã :) Nem toda a gente tem de gostar do mesmo, obviamente, mas eu acho o risotto uma verdadeira maravilha de refeição ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  11. Eu gosto tanto tanto de risotto!! É rara a semana que não sai pelo menos uma vez lá em casa!!!
    Está mesmo fabuloso, que delícia :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Xana eu já percebi que da tua cozinha também saem muitos risottos ;) hehe Já me deliciei várias vezes com muitos deles lá pelo teu cantinho ;) Por aqui também é um pratinho que adoramos!!!
      Beijinhos *

      Eliminar